Inverno exige cuidado redobrado com a pele

Com a chegada do inverno, nosso corpo merece um cuidado redobrado, principalmente com a pele. É nesta época em que muitos preferem ficar mais tempo no banho quentinho, o que causa o ressecamento da pele. A dermatologista Bettina Sanson dá algumas dicas de como manter a pele mais hidratada.

“Os cuidados gerais da pele, no inverno, requerem o uso adequado de sabonetes hidratantes, um banho menos demorado - um banho de, no máximo, 5 minutos - com uma água não muito quente, uma água morna para evitar então esse ressecamento da pele. Saindo do banho, logo com a pele úmida, a aplicação de hidratante para que essa umidade que foi adquirida no chuveiro fique retida na pele.”
Segundo ela, nesse período é normal que as dermatites e eczemas piorem, já que a pele fica muito seca, sensível e coçando muito. No caso dos idosos, a situação requer um cuidado especial.

A dermatologista explica que, com a idade, as glândulas sebáceas perdem algumas funcionalidades, o que também favorece o ressecamento. Por isso, independentemente da idade, a recomendação é beber dois litros de água todo dia.
“Todas as pessoas, no inverno, bebem menos água. Isso porque elas ficam mais restritas, com menos movimento corporal, sente menos necessidade de beber água, não perde líquido corporal pelo suor, então o organismo desidrata sem que a pessoa perceba, e a pele está inserida neste organismo. A pele, no inverno, além de todos os fatores externos, que estão agredindo a pele com banho quente, a pessoa não percebe que precisa da mesma quantidade de líquido no verão e não ingere esta água no inverno.”
Outra dica é usar hidratante logo após de sair do banho, ainda no banheiro, com aquele vapor quente pra ajudar na penetração do creme. Os lábios também costumam ressecar muito no inverno. Então, é importante também usar hidratantes específicos para essa região para evitar rachaduras. Em caso de dúvida, não deixe de procurar um dermatologista.
Reportagem, Cintia Moreira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Notícias

Nunca Paralise a sua vida

  Nunca paralise a sua vida por causa de opinião de ninguém. Porque só Deus conhece o seu coração. Enxergue Deus de uma forma sobrenatural p...