Sem Ibra, Suécia volta à Copa do Mundo após 12 anos

Na Rússia, em 2018, a Suécia voltará a disputar uma Copa após 12 anos fora da competição. E sem sua grande estrela. Para a decepção de muitos, Ibrahimovic não irá disputar a Copa após se aposentar da seleção sueca, após a Eurocopa de 2016. Será uma grande perda para os apaixonados por futebol e para a seleção sueca, que não terá a técnica e a habilidade de “Ibracadabra” durante a competição. Na Rússia, em 2018, a Suécia está no grupo F, ao lado de Alemanha, México e Coreia do Sul.

A primeira participação da Suécia em Copas do Mundo aconteceu em 1934. Após derrotar a Argentina nas oitavas de final, os suecos foram eliminados pela Alemanha por 2 a 1. Quatro anos depois, em 1938, foram eliminados nas semifinais para a Hungria, por 5 a 1. Na disputa pelo terceiro lugar, derrota por 4 a 2 para o Brasil e quarto lugar na classificação geral.Seleção sueca aposta na força do conjunto para surpreender na RússiaEm 1950, no Brasil, os suecos ficaram com a terceira colocação. Fora em 1954, os suecos foram responsáveis por sediar a Copa em 1958. Com o apoio da torcida, a Suécia fez uma ótima campanha e ficou com o vice-campeonato. Na final, derrota para o Brasil de Pelé e Garrincha por 5 a 2. A competição marcou a primeira conquista do Brasil e a melhor campanha dos suecos em Copas.
A Suécia só retornou ao Mundial 12 anos depois, em 1970, no México. E a participação não empolgou. Eliminação na primeira fase.

Nas Copas de 1974 e 1978, a Suécia teve participações discretas e não obteve posições de destaque. Fora das duas edições seguintes, os suecos voltaram a uma Copa em 1990, mas não tiveram muitos motivos para comemorar. Três derrotas em três jogos e eliminação na primeira fase.

Em compensação, em 1994, nos Estados Unidos, fizeram uma ótima campanha. Derrotados pelo Brasil nas semifinais, os suecos golearam a Bulgária por 4 a 0 e ficaram com a terceira colocação no torneio. Ausente em 1998, voltaram a um Mundial em 2002. Acabaram eliminados nas oitavas por Senegal. A Copa de 2006, na Alemanha, foi a última participação dos suecos em Mundiais. Após se classificar em segundo no seu grupo, a Suécia encarou os alemães, donos da casa, nas oitavas de final. E não deu para os suecos. Derrota por 2 a 0 e eliminação.

Para se classificar à Copa do Mundo de 2018, a Suécia ficou em segundo lugar no grupo A das Eliminatórias Europeias, com seis vitórias, um empate e três derrotas. Com essa campanha, os suecos tiraram a Holanda da Copa de 2018 e se classificaram para a repescagem. E aprontaram novamente.
A adversária da repescagem foi a tradicional Itália, ampla favorita para a vaga na Copa. No entanto, os suecos venceram o jogo de ida, em casa, por um a zero. Na partida de volta, em um San Siro lotado, a Suécia segurou o zero no placar, garantiu a vaga e tirou a Itália do Mundial, algo que não acontecia desde 1958.

Sem Ibrahimovic, os suecos apostam na força coletiva. Cabe ao meio campista Emil Forsberg a função de criar as jogadas no time sueco. O jogador do RB Leipzig, de 26 anos, é a esperança de organização e criatividade da equipe. A Suécia deve lutar com o México pela segunda colocação do grupo F. A Coreia do Sul corre por fora e a Alemanha provavelmente deve ficar com a primeira colocação no grupo.
Reportagem, Paulo Henrique Gomes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Notícias

Nunca Paralise a sua vida

  Nunca paralise a sua vida por causa de opinião de ninguém. Porque só Deus conhece o seu coração. Enxergue Deus de uma forma sobrenatural p...